Nesta quinta-feira é comemorado o Dia Nacional do Choro, no mesmo dia do nascimento de Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha – 23 de abril de 1897. Para homenagear a data, a programação no Matriz & Filial não poderia ser outra. O Trio Quintina tocará, a partir das 20h, os sucessos do músico, entre eles Carinhoso, Rosa, Naquele tempo e Vou Vivendo.
Pixinguinha começou na música cedo. Aos 17 anos, editou pela primeira vez uma composição de sua autoria, chamada Dominante. Mas o gosto pela música fez com que ele matasse aulas na escola para tocar no seu primeiro emprego, na casa de chope A Concha, na Lapa Boêmia.
Quanto ao apelido que marcou a história da música brasileira, conta-se que originalmente era Pinzindim, uma criação de sua avó africana, que significa “menino bom” em um dialeto africano ou ainda uma variação de “comilão” em uma língua de Moçambique. Pixinguinha faleceu no dia 17 de fevereiro de 1973, quando se preparava para ser padrinho de uma criança na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e sofreu mais um enfarte.
Dia do Choro – Homenagem a Pixinguinha com o Trio Quintina
Quando: 23 de abril, quinta-feira, às 20h
Onde: Matriz & Filial - Av. Iguaçu, 2.300
Reservas: (41) 3343-3063
Nenhum comentário:
Postar um comentário